Graciely Carvalho

Melhor Postura Para Dormir

Posted by: Graciely Carvalho on: 18/07/2011

Passamos aproximadamente um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial para melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Sem o merecido descanso, o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantes. Especialistas acreditam que a melatonina – hormônio produzido no cérebro pela glândula pineal, é o responsável por uma boa noite de sono. Ele começa a ser secretado assim que o sol se põe, como um aviso para o organismo se preparar para dormir. Portanto, é durante o sono, que todo o corpo se recompõe e se prepara para o dia seguinte.Uma noite mal dormida resulta em uma má liberação hormonal, fazendo com que você já acorde com uma sensação de cansaço físico e mental.

A postura correta para dormir é de preferência de lado, com o auxílio do travesseiro correto para o seu biótipo, isso favorece a anatomia fisiológica da coluna vertebral, evitando rotações, trações, hiperextensões no funcionamento correto de todo o corpo, proporcionando um melhor relaxamento muscular e assim um descanso físico adequado para encarar o dia seguinte.

Para evitar possíveis noites mal dormidas ou dores pela manhã a coluna deve estar alinhada, isto significa que devemos evitar dormir em “posição fetal”, com a coluna curvada,  e o pescoço deve estar alinhado com o resto da coluna. Assim, é importante não dormir com travesseiro muito alto, quando nos deitamos de barriga para cima, nem com um travesseiro muito baixo, quando nos deitamos de lado. Ao deitar de lado, você deve desviar um pouco o ombro para frente ou para trás, impedindo que haja muita compressão sobre o ombro. Dormir de bruços não é uma boa opção, pois esta postura coloca um estresse muito grande sobre o pescoço e a coluna lombar, e impede um bom alinhamento da coluna. A posição de ‘barriga para cima”, pode ser utilizada desde que se utilize de um apoio embaixo dos joelhos (rolinho ou travesseiro), favorecendo o encaixe do quadril e preservando a coluna vertebral especialmente a lombar.

Outro fator importante quando deita-se de lado é evitar o ronco que é um distúrbio do sono causado pela má postura ao dormir, pois a língua cai sobre a glote dificultando a troca gasosa, a postura lateral facilita essa troca gasosa durante o sono, amenizando o ronco. E a apnéia do sono,que é caracterizada por interrupções breves e repetidas da respiração quando estamos dormindo.

Ao dormir devemos conseguir relaxar os músculos, pois esse é um dos grandes motivos para as pessoas acordarem com dor, pois a dificuldade em relaxar acaba provocando um mal estar. Algumas pessoas mantêm os punhos fechados, ou rangem os dentes, e isto dificulta um sono restaurador. O melhor conselho para esta situação é procurar a começar a relaxar algumas horas antes de ir para a cama.

O colchão também é um fator importante. Este deve ter uma densidade compatível com sua estrutura física. Nem muito mole, nem muito duro, mas suficiente para colocar a coluna alinhada durante o sono.

Portanto dormir de lado com um travesseiro que relaxe seu pescoço e outro entre os joelhos, afastando levemente um do outro é a postura mais adequada para que você tenha uma noite bem dormida e acorde com a musculatura relaxada para encarar mais um dia, sem queixas de dores ou tensões.

 

 

 

 

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Graciely Carvalho

Fisioterapeuta | Crefito 46427-F

Fisioterapeuta,formada pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Com formação Internacional em Microfisioterapia pela Escola de Terapia Manual e Postural Salgado, formação em Cadeias Musculares Leopold Busquet, RPG/FM, Terapia Manual de Maitland.

Atuando na Ortotrauma Clínica de Fisioterapia
46 3225 9316
Pato Branco - PR

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