Graciely Carvalho

A Postura Correta para Caminhar

Posted by: Graciely Carvalho on: 06/09/2012

Um exercício simples, gostoso de praticar e de baixo impacto o que diminui, e muito, as chances de algum tipo de lesão é a caminhada.

Seja no parque, no campo, no calçadão à beira mar, na areia da praia, dentro da água, aproveite para respirar profundo, observar a paisagem (fauna, flora, sol, lua, estrelas, arquiteturas e pessoas belas). Ufa! Quanta coisa pra admirar enquanto se exercita!

O ar de onde você caminha deve ser puro, ou pelo menos não muito poluído, senão ao invés de benefícios você pode prejudicar sua saúde. Se você mora em um lugar muito poluído, não desanime, você pode caminhar na esteira ou mesmo sem sair do lugar.

Observe (abaixo) alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de fazer suas caminhadas:

Barriga: Encolha-a e a mantenha assim enquanto anda, abdômen contraído. Imagine-se vestindo uma calça jeans apertada.

Pés: Mantenha-os alinhados ao corpo. Apoie a cada passo primeiramente o calcanhar e o restante. As passadas não devem ser muito longas.

Braços: É importante que acompanhem os movimentos. Os cotovelos devem manter um ângulo reto (90º) com os braços para não sobrecarregar a circulação, evitando inchaços.

Mãos: Mantenha-as relaxadas, nem muito abertas nem fechadas e, no decorrer do exercício, abra e feche as mãos facilitando a circulação do sangue periférico, para não sentir as mãos inchadas ou “formigando”.

Ombros:Devem ficar relaxados e levemente para trás, assim não prejudicam a musculatura do pescoço.

Cabeça: Deve ficar alinhada à coluna. Dessa forma o queixo não deve ficar nem muito pra cima nem muito pra baixo e os olhos devem olhar para o horizonte.

Realize caminhadas diárias de 30 à 40 minutos para uma melhor qualidade de vida, relaxamento físico e mental.

 

Fonte: Saúde da Mulher

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Graciely Carvalho

Fisioterapeuta | Crefito 46427-F

Fisioterapeuta,formada pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Com formação Internacional em Microfisioterapia pela Escola de Terapia Manual e Postural Salgado, formação em Cadeias Musculares Leopold Busquet, RPG/FM, Terapia Manual de Maitland.

Atuando na Ortotrauma Clínica de Fisioterapia
46 3225 9316
Pato Branco - PR

Setembro 2012
S T Q Q S S D
« Jun   Mar »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930